Como preparar papinhas

Confira alguns cuidados importantes!

Até os seis meses, o leite materno deve ser a alimentação exclusiva do bebê. Após esse período, são introduzidas as papinhas salgadas e de frutas, continuando com o aleitamento materno. Porém, é preciso atenção no preparo das papinhas, já que alguns ingredientes devem ser evitados.
As papas de frutas não devem ter mel, açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante. As frutas já contém um açúcar natural, a frutose. Além disso, a criança não sentirá falta daquilo que nunca experimentou. O açúcar eleva o nível de adrenalina, provocando irritação, ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. Frutas muito ácidas, como o abacaxi, também devem ser evitadas.
Já nas papinhas salgadas, deve ser oferecido cereais, legumes, caldos de feijões e uma proteína animal. Não coloque fritura, sal em excesso e alimentos muito condimentados. As papinhas industrializadas são recomendadas somente para os dias corridos, como passeios e viagens. Os frutos do mar (camarão, polvo e lula por exemplo), ovo (mesmo cozido) e alimentos crus podem desencadear reações alérgicas, e não devem ser oferecidos para as crianças até os dois anos de idade.
De um modo em geral, as papinhas devem ser preparadas com alimentos frescos, ter um bom aspecto e o tempero deve ser de acordo com a idade da criança.

(Por Luciana Leite)