Perguntas Frequentes

  • 1) O Cartão Guanabaracard possui anuidade?

    Não. É cobrado apenas uma tarifa de manutenção de conta de sempre que tiver uma fatura a pagar.

  • 2) O que preciso fazer para solicitar um cartão?

    Para solicitar o Guanabaracard vá até uma das lojas levando documentos originais (RG, CPF, Comprovante de residência, comprovante de renda e dois telefones para contato pessoal).

    É importante lembrar que para sua proposta ser aprovada você precisa ter uma renda igual ou superior a 1 (um) salário mínimo e a aprovação de sua solicitação está sujeita à análise de crédito para que possa ser liberada.

  • 3) Como faço para saber o andamento de minha proposta?

    Na própria loja ou ligando para a central de atendimento.

  • 4) Como faço para alterar meus dados cadastrais (endereço, telefone, etc)?

    Para atualizar seus dados, ligue para nossa Central de Atendimento e continue contando com a gente e com todos os benefícios que temos para você!

    Lembre-se que manter seu cadastro sempre atualizado é muito importante para que você continue aproveitando os benefícios que o Guanabaracard oferece.

  • 5) Como faço para solicitar um Cartão Adicional?

    Para solicitar cartões adicionais entre em contato com nossa Central de atendimento e informe os dados do seu dependente. Você pode fazer o pedido de até dois cartões adicionais, mas eles só podem ser solicitados para dependentes maiores de 16 anos.

    É importante lembrar que os gastos dos cartões adicionais vão aparecer na fatura mensal do titular de forma separada, para facilitar o seu controle.

  • 6) Como faço para desbloquear meu cartão?

    Sempre enviamos o seu cartão bloqueado para garantir sua segurança. Para fazer o desbloqueio é só entrar em contato com nossa Central de Atendimento e começar a aproveitar todas as vantagens do seu Guanabaracard.

  • 7) Recebi meu cartão já faz algum tempo. Como sei se ainda posso utilizá-lo?

    Para saber se o seu Cartão Guanabaracard ainda está ativo entre em contato com a Central de Atendimento ou vá a uma das lojas.

  • 8) O que devo fazer em caso de perda ou roubo do meu Cartão?

    Em caso de perda ou roubo do seu cartão, ligue imediatamente para a nossa Central de atendimento e solicite o cancelamento. É importante que você tenha em mãos o número do seu CPF para facilitar o procedimento. Ao fazer isso, o seu cartão será cancelado para evitar transações não autorizadas.

  • 9) Qual o meu limite de crédito?

    O seu limite de crédito é informado quando sua proposta é aprovada. Você também pode conferir o seu limite de crédito e o limite disponível para compras em sua fatura ou entrando em contato com nossa Central de atendimento ou através dos terminais de Autoatendimento disponíveis nas lojas.

  • 10) Posso alterar o meu limite de crédito?

    Sim. Para solicitar a alteração do limite de crédito entre em contato com nossa Central de atendimento e faça o pedido.

    É importante lembrar que talvez você precise enviar alguns documentos novamente e que a alteração do limite depende da análise e aprovação de crédito.

  • 11) Como posso pagar a fatura do meu cartão?

    Se você estiver sem a Fatura, Imprima a 2ª Via do boleto bancário para poder fazer o pagamento. Se você já estiver com a fatura, pode fazer o pagamento preferencialmente nas lojas, ou em qualquer agência bancária ou casas lotéricas até a data do vencimento.

    Você também poderá imprimir o extrato para pagamento nos terminais de Autoatendimento nas lojas Guanabara ( Ou solicitar nos estandes do Guanabara Card em nossas lojas) podendo optar também por receber suas faturas através de SMS e e-mail.

  • 12) O que é pagamento mínimo da fatura?

    Todas as faturas de cartão de credito são emitidas com a opção de pagamento mínimo. Isso significa que você pode escolher qualquer valor entre o mínimo e valor total da sua fatura para pagar. É importante lembrar que se você fizer o pagamento de um valor abaixo do valor total da fatura o saldo restante será cobrado com juros nas faturas seguintes. Você pode consultar a taxa de juros em sua própria fatura, no campo "Encargos contratuais do período".

    Por ser uma linha de crédito voltada para necessidades emergenciais, o prazo de utilização do rotativo fica limitado ao próximo vencimento da fatura, conforme determina a Resolução do CMN 4.549 com vigência em 03/04/2017. Informações detalhadas na pergunta número 16.

    Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

  • 13) Fiz o pagamento da fatura. Como sei se já posso comprar?

    Fazendo o pagamento nas lojas com débito ou dinheiro, o limite volta a estar disponível na hora, se for em cheque, somente após compensação. Caso o pagamento seja na rede bancária ou lotéricas o limite do seu cartão volta a estar disponível depois que o pagamento for reconhecido por nosso sistema. Para confirmar se o pagamento já está em nosso sistema, entre em contato com nossa Central de atendimento ou consulte através dos terminais de Alto Atendimento disponíveis nas lojas.

  • 14) Minha fatura tem uma cobrança que não reconheço. O que faço?

    Se a fatura do seu Guanabaracard possui um valor que você não reconhece, entre em contato com nossa Central de atendimento.

  • 15) Recebi em minha casa uma carta de cobrança de um valor que já foi pago. O que faço?

    Se você recebeu uma carta de cobrança indevida, entre em contato com nossa Central de atendimento ou vá a uma loja de posse do comprovante de pagamento para que possamos regularizar sua situação.

  • 16) Novas normas do rotativo (lei 4549 CMN).

    PRINCIPAIS DÚVIDAS COM A MUDANÇA NAS REGRAS DO CRÉDITO ROTATIVO, Resolução 4549 do CMN.

    O QUE MUDOU NAS REGRAS DO ROTATIVO?

    Por ser uma linha de crédito voltada para necessidades emergenciais, o prazo de utilização fica limitado ao próximo vencimento da fatura, conforme determina a Resolução do CMN 4.549 com vigência em 03/04/2017.

    O QUE MUDOU NAS REGRAS DO ROTATIVO?

    SEMPRE PAGO O VALOR TOTAL DA MINHA FATURA, PARA MIM MUDA ALGUMA COISA?

    Não, caso o valor da sua fatura seja pago no vencimento, para você nada muda.

    E SE EU JÁ UTILIZEI O CRÉDITO ROTATIVO NO MÊS ANTERIOR, QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES DE PAGAMENTO?

    E SE EU JÁ UTILIZEI O CRÉDITO ROTATIVO NO MÊS ANTERIOR, QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES DE PAGAMENTO?

    a) Pagar o valor total da fatura no vencimento.

    b) Pagar o valor mínimo informado na fatura.

    c) Parcelar em três vezes conforme informado na fatura (entrada + duas parcelas).

    a. Caso o valor pago seja superior ao valor da entrada, as parcelas serão recalculadas e informadas na próxima fatura.

    SE EU ADERIR AO PARCELAMENTO, PODEREI COMPRAR?

    Sim, de acordo com o valor disponível no dia da compra. Verificar o valor no estande GBCARD.

    SE EU NÃO ESCOLHER NENHUMA DAS OPÇÕES ACIMA?

    Caso não seja realizado o Pagamento Mínimo da fatura até a data do vencimento, serão cobrados os encargos de atraso estabelecidos em contrato. Neste caso, a utilização do cartão poderá ser comprometida conforme regras já existentes.

    OS ENCARGOS JÁ ESTÃO CONTABILIZADOS NO PARCELAMENTO?

    Sim. As parcelas são fixas e já incluem o valor dos encargos de financiamento. Lembrando que se o valor pago for maior que a entrada as parcelas serão recalculadas.

    SE NO MÊS ANTERIOR EU PARCELEI MINHA FATURA, QUAL SERÁ O VALOR DO PAGAMENTO MÍNIMO PARA O PRÓXIMO MÊS?

    O valor do Pagamento Mínimo será composto de 100% do valor da(s) parcela(s) mais 30% das transações realizadas no mês, mais tarifa de extrato, mais PSG (se houver).

    E SE EU JÁ TENHO OPERAÇÃO DE PARCELAMENTO DE FATURA EM ANDAMENTO, É POSSÍVEL FAZER UMA NOVA?

    Sim, limitado a no máximo dois parcelamentos.

    SE EU NÃO PAGAR A PRIMEIRA PARCELA DO PARCELAMENTO, HAVERÁ O CANCELAMENTO DO PARCELAMENTO?

    Não, serão cobrados encargos de atraso estabelecidos em contrato. Neste caso a utilização do cartão poderá ser comprometida, conforme regras existentes.

    HAVERÁ POSSIBILIDADE DE CANCELAR O PARCELAMENTO?

    Não. Contudo poderá efetuar o pagamento total da fatura ou adiantar o pagamento das parcelas a qualquer momento. Se informar na Central de atendimento.

Canais de atendimento

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